Cartas, Tarot e Búzios

Cartas

Búzios

Tarot

Cartomancia é a arte de interpretação das cartas do baralho comum para prever o futuro. Ao escolher as cartas, quem responde a dúvidas e desejos são entidades como exús, pomba giras, ciganas e ciganos, sendo que as respostas dadas são um pouco mais simplificadas perto de outros instrumentos. Essa habilidade geralmente é passada através de laços familiares, de geração para geração, não podendo ser aprendida em faculdades, por ser um forte oráculo de consulta apenas para pessoas sensitivas com esse dom. O baralho cigano então, é um jogo de cartas esotérico composto por 36 cartas que se originaram das modificações sofridas pelo baralho de tarot.

A tarologia é associada a outras vertentes do esoterismo, podendo ser estudada e aprendida, diferentemente da cartomancia e, consiste, na leitura e interpretação de cartas de tarô e de seus 78 arcanos (cartas com imagens), possuindo infinitas interpretações. Devido a isso, o tarô é um oráculo que precisa de um estudo profundo, extrema concentração e sensibilidade aguçada do tarólogo para interpretar a sequência de cartas e suas repostas. Uma cartomante não é taróloga, mas uma taróloga é sempre uma cartomante porque utiliza as cartas, o que distingue é o tipo de carta utilizada.

O jogo de búzios é uma das artes divinatórias utilizado nas religiões tradicionais africanas e quem responde são os Orixás. Existem muitos métodos de jogo, o mais comum é o arremesso de um conjunto de 16 búzios sob uma mesa previamente preparada e, na análise da configuração que os búzios adotam ao cair sobre ela. É uma consulta bem mais ampla em que tudo pode ser perguntado, pois as respostas são bem diretas, claras e objetivas. Por exemplo, se você pergunta algo do tipo: "Vou conseguir um emprego na empresa X?", as respostas podem ser: " Sim, você será chamado rapidamente", ou, " Não, seus caminhos não pertencem a esse lugar, procure outras possibilidades". Se for algo relacionado a amor, por exemplo: "-Vou voltar com meu ex-namorado?", a respostas podem ser: "Sim, mas há alguns problemas que vocês precisam resolver, então não será de imediato", ou, "-Não, vocês já cumpriram a missão de vocês, esteja aberta ao novo". Considera-se que as divindades afetam o modo como os búzios se espalham pela mesa, possibilitando assim, que as perguntas sejam respondidas.